terça-feira, 28 de abril de 2009

O início de tudo

Um sonho. Essa poderia ser uma definição para o projeto que estou encabeçando, mas ele é muito maior do que um simples sonho. É um ideal de vida, um caminho a ser trilhado, uma nova janela para o futuro. “A Caminho do Céu” é um divisor de águas em minha vida.
Esse blog vai descrever as flores que eu colher por essa estrada e também as pedras que me fizerem tropeçar. Ele será mais que um diário de produção, será um registro fiel da longa caminhada entre a idealização de um filme e sua concretização nas telas.
Tudo começou com a produção do curta “Precaução e Canja de Galinha”, em dezembro de 2007. Pronto! O bichinho do cinema havia me picado... Daí pra frente foram livros e mais livros sobre roteiros e depois sobre direção. Se antes eu já era uma cinéfila de carteirinha, dobrei a quantidade de filmes assistidos, vendo, ainda com mais atenção ainda, todos os making off.
O roteiro do curta “A Caminho do Céu” nasceu de um conto que escrevi em 2006 e publiquei no site http://www.anjosdeprata.com.br/ . Ano passado, reli o texto sem pretensão e, desde então, passei a imaginá-lo, ou seja, pensar nele através de imagens. O filme estava nascendo. Até pensei que era alguma neura... Não conseguia tira-lo da cabeça! Hoje sei que muitos roteiristas são assim e, para falar a verdade, fico até feliz com esse meu modo de parir um filme... rsrsrs
Pensei nele por uns seis meses. Cena a cena, fala a fala, gesto a gesto. Há dois meses resolvi que era hora de vê-lo tomar forma de filme e a primeira etapa foi escrever o roteiro. Confesso que não senti muita dificuldade. As primeiras linhas enroscaram um pouco, mas depois da primeira fala deslanchei e só percebi quando coloquei o último ponto final. Nem reli o texto no mesmo dia. Foram quatro horas escrevendo sem parar.
Aproveitando o ímpeto de coragem, no dia seguinte levei para meu amigo e professor de fotografia, Hunfrey Borges, dar uma olhada.

- Quem vai fazer o protagonista? – ele me perguntou.
- Pensei em você. – respondi um tanto temerosa.
Ele deu uma levantada de sobrancelha e levou o roteiro consigo. No dia seguinte ele me abordou.

- Quando podemos começar a produzir?

Nem acreditei quando ele me disse que tinha gostado muito da estória. Foi um alento para o meu coraçãozinho inseguro. Na mesma semana nos encontramos na faculdade e discutimos as cenas, ele dando sugestões, indicando caminhos que poderiam ter um melhor resultado. Modificações feitas era hora de convidar o pessoal que formaria a equipe.

A equipe de produção

Foi uma grata surpresa a cada convite aceito. De profissionais conceituados no mercado a estudantes da área de comunicação, agregamos muitos valores a esse projeto. O melhor de tudo é a empolgação de cada um. Todos trazem sugestões, questionam, argumentam... Sinto-me revigorada depois de nossos encontros.


Nossa equipe hoje está assim:

Eu – Diretora / Produtora Executiva
Hunfrey Borges – Assistente de direção
Leandro Marcondelli – Diretor de Fotografia
Fernando “Macaco” – 1º Assistente de Fotografia
Thais Paim – Equipe de Fotografia
Emerson Torres - Equipe de Fotografia
Flavia Carvalho – Figurino / Cabelo / Maquiagem / Fotos divulgação
Valmir Mandeli – Assistente de Figurino
Gianda de Oliveira - Continuidade
Gleisson Andrade – Edição
Valquíria Menezes – Diretora de Platô / Produção
Rafael Gorayeb - Produção
Karol Granchi – Produção
Ney Catharino - Produção
Odaval Pereira – Diretor de Arte
Eduardo de Oliveira “Cabelo” – Assistente da Direção de Arte
Alexandre Bordon – Making off
Grazielly Campos – Assessoria de Imprensa
Paula Fernanda – Arte Publicitária

E ainda tem mais duas ou três pessoas que, infelizmente, não anotei os nomes. Eles vão brigar comigo, mas aí eu pergunto os nomes e coloco aqui...hehehe.

Elenco:

Hunfrey Borges
Karen Temnyk
Carla Moraes
Ermínia Silva
René Silva
Ney Catharino

O roteiro pode ser meu, mas o filme será de todos nós. Sem o apoio do Hunfrey, o brilho nos olhos da Flavinha quando fala do figurino, as idéias adoravelmente malucas do Leandro e toda a animação da equipe nada disso seria possível.
Todos, sem exceção, estão demonstrando muita garra. E isso me fortalece diante de qualquer dificuldade.
* A foto é de uma das locações do filme.

3 comentários:

Gianda disse...

Sorte e sucesso pra todos.
E força redobrada pra vc Bia, que está na linha de frente...
Vai dar tudo certo!

Beijão

flaviadicarvalho disse...

Nosssaaaa meu olhinhos brilham ? rsrs Ai que bom ... Bom querida, quero muito agregar valor nesse projeto=, tenho certeza que essa equipe vai longe ! Parabéns a vc, acho que nem te falei, mas adorei o conto, e sei que virão muito outros!
um grande beijo e sorte para nos todos ! bjos

Bia Lelles disse...

Meninas superpoderosas!!! Estou amando trabalhar com vcs! Beijão!