terça-feira, 14 de julho de 2009


Agora que passou o primeiro susto, posso falar mais tranquilamente sobre tudo. Ou pelo menos algumas coisas... rsrs... Tudo o que eu li desde que comecei a me interessar em produzir filmes (cerca de um ano e meio atrás) me deu uma base muito boa para trabalhar agora. É claro que ainda não tenho o olhar tão treinado quanto gostaria ou a percepção tão aguçada quanto é necessário. Mas os livros me ensinaram a trabalhar antes de filmar, a preparar o terreno para semear.
No primeiro encontro que tive com os atores pedi a eles que escrevessem um resumo da história, ou para dar o termo técnico da coisa, uma fábula. O objetivo era saber o que cada um pensava sobre o texto que tinha lido, descobrir se estávamos em sintonia ou o que exatamente precisaríamos acertar. As fábulas foram muito parecidas e isso foi bom. Sinal que a leitura e a conversa que tivemos durante uma reunião com toda equipe dias antes tinha surtido efeito.
Num segundo momento, falamos sobre cada personagem. O mais difícil de acertar foi o Genaro. E isso já era previsto, pois ele é o mais complexo da trama. Não é um personagem plano... Ele é cheio de nuances, de processos psicológicos que estão em desenvolvimento. Fora isso, na parte estética ele carrega dois agravantes (que não posso contar por motivos óbvios) que dificultam ainda mais a interpretação.
Hunfrey e eu tivemos longas conversas sobre o Genaro. Entre uma aula e outra na faculdade, um intervalo aqui outro ali, acertamos as arestas entre o que ambos queríamos para ele. Não tive mão de ferro com relação a isso. Eu quero o que for melhor para a história e, no início do processo de estudo do roteiro, ouvi e aceitei muitas idéias.
Amadurecemos o nosso Genaro. Nas cenas que gravamos até agora, meu amigo Hunfrey me mostrou que nosso trabalho rendeu bons frutos. Ele me mostrou o que eu queria ver no Genaro, não só nesse roteiro, mas na história original que escrevi há três anos.
O mesmo ocorreu com as meninas. A interpretação delas foi fantástica. Estou torcendo para sobrar um minuto no filme... Aí escrevo mais uma cena para elas! (Cena essa que está me perseguindo há tempos...).
Bem, uma outra escolha minha como diretora foi não ficar cortando cena a todo instante. Ator errou a fala, mas continuou no improviso? Vou deixar terminar. No final, eu digo que aquilo que saiu errado (caso o improviso não tenha funcionado) e faremos de novo. Acredito ser menos cansativo e estressante assim.
O Leandro me puxou a orelha no domingo, dizendo que eu estava preocupada com tudo, quando deveria estar focada no trabalho dos atores. Eu estou focada no trabalho deles sim, mas também estou de olho em tudo. Não sei ser diferente. Mesmo confiando no trabalho da equipe, me preocupo sim com todos. Acredito que isso influenciará o produto final que iremos produzir.
Talvez eu tenha um estilo meio Kubrick de ser (tô podendo, hein... rsrs). Adoro o trabalho dele e, assistindo um documentário sobre sua vida e trabalho no sábado enquanto esperávamos a chuva passar, vi muitas semelhanças com meu modo de pensar. Não que eu tenha o talento dele. Longe disso. Mas o jeito de pensar, a vontade de inovar, a preocupação com tudo que o filme envolve, a atenção com os membros da equipe, entre outras coisas, me fizeram pensar que talvez eu não esteja tão errada nas minhas escolhas. Aliás, estou confiando um pouquinho mais nelas a cada dia que passa.
Estou tratando cada cena como um curta. E esta é outra escolha minha. Cada uma tem começo meio e fim, com ponto de virada e tudo. Também acredito que isso facilite o trabalho. E sei exatamente o que quero ver em cada uma delas. Já passei esse filme na minha cabeça centenas de vezes, sei cada detalhe dele, cada expressão facial dos atores... É uma delícia ver isso virando realidade.
Neste primeiro final de semana, estive mais tensa durante a gravação... Foi o primeiro! Hoje sei um pouquinho mais do que sabia na sexta-feira passada... Tenho certeza de que na próxima segunda-feira terei um tiquinho a mais de conhecimento armazenado aqui nessa minha cabecinha maluca do que tenho hoje. E por aí vai. Só ralando muito a gente aprende...
Amanhã teremos uma reunião para decidir os detalhes sobre a próxima gravação. Além disso, também terei uma conversa com o Hunfrey e o Leandro, veremos as imagens captadas e analisarei se estão dentro daquilo que quero.
Não posso deixar de falar aqui do meu maridinho Fernando, que foi pau para toda obra (no bom sentido...rs) e trabalhou muito! Meu filhote Raul mostrou que apesar da pouco idade (ele tem 15 anos) já sabe trabalhar como gente grande... E a minha florzinha, Maria Clara, também pegou no batente! Reclamou um pouco, é verdade, mas se não reclamasse, não seria ela, não é mesmo??? rsrs.

E é isso. Vou contando um pouquinho mais a cada dia. Dêem uma olhada nas fotos que a Gianda, nossa super "claqueteira" fez nos minutos de folga. Imperdíveis! Amanhã coloco mais umas fotinhas, clicadas sob o olhar da Flavinha.

Beijão,

Bia
E mais emails do pessoal...
"Oieee pessoal! Desculpe a demora para escrever esse email... mas estou super contente com o trabalho que fizemos esse final de semana.Parabens a todosparabenssssssssss Bia!!!!!!! como mtos ja falaram..seu sonho também é nosso um otimo dia para todos vcs!!!"
Valquiria Menezes
Diretora de Platô
----
"Galera, peço desculpa pela minha ausência nos emails.. estou tentando me acostumar com essa nova vida corrida.. rs
Faço das palavras de todos, a minha.
Acrescento que esta sendo muito importante pra mim estar fazendo parte desse projeto, dessa equipe.
A realização de um sonho que, nos meus planos, pensava estar longe... o Cinema.
Um abraço a todos!"
Alexandre Bordon
Making Off
----
"Bom dia à todos, Como podem ver, estou um pouco atrasada nas impressões de um final de semana em Ipiguá. Isso porque, como disse a Flávia, fazer um filme é uma coisa que relaxa a gente. Relaxou tanto que faz dois dias que eu só durmo... rsrsrs... para recuperar as forças... (sem falar nos atrasos aqui no trabalho). Esta foi a primeira largada. Teve seus percalços, seus estresses, suas alegrias. Nos próximos finais de semana estaremos mais entrosados. Parabéns à todos que fizeram parte destre trabalho. Bianca: seu sonho ultrapassou as barreiras do imaginário ;) Um abraço àqueles que conviveram mais de perto com o meu mau humor: Daval, Valquíria e Karol."
Mayla Pinheiro
Produção
----
"Estamos todos de parabéns, foi um final de semana único e maravilhoso, já ficou na história, mais uma que vou poder contar para os meus netos!!! (Quem sabe um dia filmar?)
Nunca passei um frio tão produtivo e criativo...(rs) e junto com tantas pessoas ligadas na mesma energia, falando em energia...- Fernando, não esqueça de medir as tomadas...kkkk o guerreiro Fernando...Até guardião da Igreja ele foi, junto com o Rafa (valeu velho mais uma vez pela sua prestatividade, parabens!), teve um momento que fui ver como estavam os refletores fora da igreja, de madrugada, quando ví, não dava para perceber quem estava mais imóvel o tripé ou o Rafa de tanto frio segurando o refletor pra nao cair...kkkk, um exemplo de cumplicidade e espirito de equipe!!! Não só ele, todos estão de parabens, foi tudo melhor do que eu imaginava, todos se empenharam muito, foi muito legal ver pessoas realmente contribuindo em nome da arte, da sétima arte, espero que essa equipe esteja sempre unida com essa energia para produzirmos mais materiais, sermos reconhecidos como cineastas e realizarmos nosso sonho de começar produzir cinema com recursos.
Podem ter certeza, estamos criando uma nova linguagem cinematográfica, sem precisarmos recorrer aos grandes pólos, lógico, temos coisas a melhorar, mas com bastante trabalho conseguiremos cada vez mais apurar nossa técnica para expor nossa arte.

Helinho, as fotos ficaram loucas ein velho!!! Realmente estamos cercados de artistas!!! Lembrando tambem que as fotos da Pati ( minha companheira para todos os momentos), ficaram lindas, vou enviar pra todos, e a Gianda que alem de estar a todo momento atenta no continuísmo, ainda teve tempo de tirar fotos maravilhosas.

Queria agradecer a todos por estes momentos, únicos na nossa vida.

Ainda bem que esta apenas começando.

Parabéns a todos!!!
Abraço e até a proxima..."
Leandro Marcondelli
Diretor de Fotografia

Nenhum comentário: