segunda-feira, 13 de julho de 2009

Diretora, eu????

Nunca penso muito para começar a escrever aqui, meus pensamentos fluem com alguma facilidade. Entretanto, hoje, no dia em que mais tenho a dizer, não consigo encontrar as palavras certas. Estou aqui parada diante da tela branca do Word, intimidada, titubeante... Como expressar minha gratidão à equipe, à minha família (que agora faz parte da equipe), aos atores, ao padre José, à população de Ipiguá? Não há palavras suficientes para isso... Um simples obrigada nunca será suficiente!
Hoje acordei temerosa. Enfim, começamos a filmar! E como é difícil encabeçar um trabalho desses! Ninguém que se mete a fazer um filme, sendo inexperiente como eu, tem noção do que vai enfrentar. E não adianta ler um monte de livros, assistir inúmeros making off e nem saber que tudo pode dar errado, mesmo a gente fazendo tudo certo antes. Na hora do vamos ver, a dimensão da coisa é infinitamente maior do que sonha nossa vã filosofia...
Eu deveria escrever um texto radiante, muitos vão pensar. Afinal, mesmo com alguns imprevistos (que todos sabíamos poderiam acontecer), deu tudo certo. Captamos imagens lindas, muito mais do que eu poderia imaginar. Acontece que senti o peso da minha responsabilidade quando coloquei os pés no set de filmagem. Ao ver os equipamentos montados, todos a postos, esperando um comando meu... Ah, confesso que tremi na base! Por um momento, pensei em desistir... Sair correndo mundo afora e nunca mais voltar. E que pasmem todos aqueles que me acham muito forte! Apesar disso, respirei fundo e pensei: “Agora que entrei na chuva, vou ter que me molhar”. E foi isso que fiz.
Minha sorte é que conto com profissionais e amigos maravilhosos. Leandro, Gianda e Valquíria estiveram ao meu lado o tempo todo. Não precisei me preocupar com a montagem dos sets, pois o Daval e as meninas deixaram tudo pronto. A Flavinha e a Mona cuidaram direitinho do figurino e da maquiagem. Atores, atores, atores... Passaram um frio danado e não deram um pio sequer! Os meninos da fotografia trabalharam feito gente grande, todos em sintonia com o Leandro. Ah, e por falar nele... O Leandro deu um show na fotografia...
São Pedro é que tentou fazer uma graça no sábado e fez despencar toda a água armazenada lá no céu. Chuva, vento, frio que não acabava mais... Até que eu me cansei de esperar e tive uma conversa séria com ele: “Escuta aqui, meu filho, você vai tirar o pé da minha janta ou não vai? Ipiguá por acaso tem cara de spa? Você tá achando que estamos aqui de férias???” Isso já devia ser umas seis da tarde. Parece que meu esporro deu certo, logo depois parou de chover. E no domingo abriu um sol esplendoroso!
Com muito frio e mofo expirando pelos poros, começamos a montar o circo por volta das 22 horas, quando a igreja foi liberada. Lá pela meia-noite iniciamos as filmagens.
E como é difícil! Estou acostumada a escrever, um trabalho bastante solitário, que só depende de mim. Dirigir, não. Eu dependo de todos para fazer um trabalho decente, nem vou dizer bom. Para fazer um bom trabalho ainda vou camelar muito. Tive medo e dúvidas. Ainda estou com medo e mais dúvidas ainda... Meu pobre coraçãozinho só vai sossegar quando terminarmos tudo, quando o filme estiver finalizado.
Mas uma coisa é certa. Posso até errar na direção, isso acontece. Mas os encontros que tive com os atores valeram muito e facilitaram meu trabalho. Todas as conversas que tivemos sobre os personagens esclareceram o ponto aonde eles deveriam chegar. Fiquei feliz com as atuações. Depois vou rever todas as imagens com o Leandro e decidir se precisaremos refazer ou acrescentar alguma coisa.
Estou com os nervos à flor da pele hoje. A ponto de desabar e chorar por horas a fio. Me sinto a vontade de dizer isso aqui, pois foi para contar erros, acertos, dúvidas, medos, alegrias que esse espaço foi criado. Junto com esse filme nascerá uma diretora de cinema. Esse é meu sincero desejo.
O que alegrou meu dia hoje foram os emails que recebi. Aqui, de público, deixou um beijo mais que especial para a Flávia e a Gianda, que me encheram de alegria e emoção com suas mensagens. O trabalho de vocês reflete as pessoas que vocês são. Muito mais que especiais.
Mas nem tudo foi ralação... Rimos bastante também. Erros de gravação, peruca de certo personagem (rsrsrs), cachorro comendo a isca escondido, menino-fumaça (meu filho Raul), Hunfrey imitando Michel Jackson na porta da igreja, Hunfrey que não desperdiçou nem a macarronada cenográfica (fria e sem tempero.. rs), etc, etc, etc.
No próximo final de semana tem mais. Neste, fizemos quatro cenas. Vou programar tudo para fazermos o que falta em Ipiguá e encerrar essa fase de gravação.
Abaixo, vou publicar alguns emails que recebi. Também vou colocar as fotos que o Hélio Tuzi fez durante as filmagens, diga-se de passagem, maravilhosas.

Um beijo,

Bia
P. S.: Torçam por mim!
-----
E aí vão os emails:
"Enfim ouvimos o "ação" da Bia e o "gravando" do Leandro...sem falar da "tomada 40" da "claqueteira" - heheheMas mais do que isso, foi bom ver o envolvimento de todos, as meninas do figurino e maquiagem, a produção sempre disposta e antenada, os detalhes do Daval - um simples vaso com flores vermelhas dão vida a uma cena linda dentro da igreja.Os meninos "pau pra toda obra" que montavam e desmontavam os equipamentos. Os atores dando o melhor de si. O Hunfrey e seu sotaque de Genaro - sem falar da cabeleira - hehehehe.Todo mundo abraçou a causa e acabava desempenhando outras funções pra ajudar, isso é estar em equipe.O Alexandre gravando tudo e o Helinho apareceu para registrar em belas fotos toda o nosso trabalho. Até São Pedro colaborou...Ahhhh, sem falar da ajuda importante do Raul, o menino fumaça... rsrsrsO que quero dizer é que apesar de estar sem voz e super cansada, o fim de semana foi delicioso. O seu sonho Bia, agora também é nosso. E ver tudo se transformando em realidade é realmente prazeroso.
Estamos fazendo cinema pessoal, e modéstia à parte, estamos nos saindo muito bem.
Parabéns pra todos.
Boa semana."
Gianda de Oliveira
Continuinista
-------
"Preciso dizer a todos : FAZER FILME É UMA COISA QUE RELAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAXA A GENTE ! rsrsrsrsrsrsrs Por alguns minutos eu queria não estar lá em Ipiguá . Que frio na barriga, que medo de não estar fazendo um bom trabalho, que medo de nao conseguir arrumar o pessoal, que medo das roupas não darem certo. Mas deu! A única coisa que consegui sentir esse final de semana foi angustia e um mau humor que só o Hunfrey com toda aquela paciência poderia suportar !Mas deu tudo certo. Agora estou aqui torcendo para que chegue logo o proximo final de semana. Bia a largada já foi dada, mesmo com todos os percalços, conseguimos o entrosamento necessário para que tudo desse certo. Parabéns pela seu esforço, e teimosia. E como é teimosa essa mulher, meu Deus ! Parabéns ao Leandro, que mais uma vez prova sua competência como fotografo, e colaborador dos projetos dessa galera que tem sede em transformar o cinema em realidade. Putz, não foi facil. E cada um que lá estava merece os parabéns por cada ação, cada ideia que faz dessa produção a realização do sonho não so da Bia mas de todos nós. Enfim, quero pedir desculpas a Carla, querida foi mau, mas vc conseguiu tirar o Gel do cabelo? rsrsrrss. Nos divertimos! E isso não tem preço! Parabéns a todos! Bia, o seu "AÇÃO" não se resume somente a uma ordem para gravar uma cena, é muito mais. É uma ação para vida, para a realização de um sonho. Então querida, que vc diga muitas vezes ação, assim como todos nós. Parabens querida !"
Flavia Carvalho
Figurinista
-----

"Bom dia a todos, e em primeiro lugar quero dizer que façam minhas as palavras da Gianda.
Ontem à noite quando ia pra casa fiquei pensando como algumas coisas acontecem de forma positiva, e principalmente de como tudo se encaixa para um trabalho em comum. Após fazer o que tinha que ser feito, ajudava em algumas outras coisas e ficava observando como as pessoas estavam interessadas e o que é melhor, como se empenhavam.
Quero dizer que todos se saíram muito bem, trabalharam duro, e fui testemunha. Todos sem exceção fizerem até mais do que se propuseram, e o trabalho rendeu, conseguimos deixar a diretora livre pra pensar, e pensou muito, rsrsrsr, e se saiu muito bem, teve coragem de carregar o fardo, que é sempre mais pesado pra quem dirige.
Algumas pessoas que estavam lá e até então só conhecia de conversas, no set ao trabalharem vi que chegaram aonde chegaram porque sao pessoas de uma imensa força e qualidades insuperáveis, pessoa humilde e de caráter, além de muito competente.
Mas cinema é isso, é união e trabalho em equipe, todos tiveram a sua parcela e fizeram muito, muito bem, todos foram humildes, outros fortes, outros rápidos, outros generosos, outros abdicaram de seus próprios interesses, mas todos foram impulsionados pela força da arte, e que pra quem não sabe, está em nós desde pequenos, por isso digo e penso sempre em cada nome que estará nos créditos deste que agora podemos chamar de filme, sim filme, pois já não esta mais no papel, está no mundo. E tenho que ser sincero, para não citar nomes, algumas pessoas me surpreenderam, se mostraram pessoas sem igual, com qualidades e muita disposição, não se preocupavam em recolher lixo, catar galho seco, alimentar cachorro, esperar à ordens dos outros, obedecer à ordens dos outros, marcar, apagar e remarcar o que tinha que ser feito, costurar, remendar, embelezar entre outras.
A toda minha equipe que saiu muito bem, o Cabelo, o Rafael 1, e acabaram me ajudando a Mayla e a Valquíria, que se não fosse elas, o almoço (do set) não teria saído, rsrsrsrs, entre outras coisas que também fizeram, e me ajudaram.
O Leandro, que trabalho em véi..., srrsrsrsrsrsr, ainda bem que ta no time...., rsrsrsrsrrs
Bom chega, é hora de trabalhar. rsrsrsrsrs. Imagino a cabeça da Bia hoje!!! rsrsrsr
Abraços a todos e vamos continuar."
Daval
Diretor de Arte
-----
"Eu ainda estou em estado de Choque!!!...rs.
Parabéns pra todo mundo - "Só os fortes sobrevivem"....rs."
Karolina Granchi
Produtora
-----
"É isso ai .. cinema axo q é iso né .. muita cansera .. muitas horas sem dormir .. muito frio seja na barriga ou no corpo todo rs.. mas ééé muita doidera .. é outro mundo fora da realidade !! hehe .. abs a todos . e até o proximo encontro !! ;)"
Eduardo "Cabelo"
Equipe de fotografia

3 comentários:

Karol Granchi disse...

Entrou na Chuva Literalmente!rs.

jh.sil disse...

Meus sinceros parabéns, Bia.

Um super abraço,

Jhenifer.

Karol Granchi disse...

Não aguento mais ouvir palavras em Italiano.
A vóz do Hunfrey dizendo "per favore" não sai da minha cabeça...affe..rs.